Portugal Euro2016 - Parte 4
4

FINAL GLORIOSA


Portugal - A Marcha Final (por Guilherme Cabral)

O grande jogo da final decorreu no Stade de France a 10 de Julho. A partida foi extremamente disputada pelas duas equipas, com França a assumir as iniciativas atacantes e Portugal a controlar a sua defesa de forma exímia, muito graças a Pepe e Rui Patrício que defendeu uma série de remates franceses com "selo de golo".

Portugal 1 - 0 França (10/07/2016)

Aos 20 minutos do primeiro tempo, após entrada dura de Payet, Cristiano Ronaldo, capitão e maior figura da equipa portuguesa, foi forçado a abandonar a partida. Mesmo desfalcada do seu líder, a seleção portuguesa nunca fraquejou, levando a partida para o prolongamento.
Cristiano Ronaldo - Emoções do Capitão na Final

Eder, jogador muito criticado pelos adeptos pelas suas más prestações em jogos anteriores, acabou por marcar o golo da vitória, tornando-se o herói improvável da partida e redimindo-se perante os portugueses. Eder deu assim o primeiro grande título a Portugal, para desespero dos franceses, que sofreram a perda de uma final em casa.
O Golo de Eder gera uma onda de Celebrações à Escala Mundial

Portugal torna-se assim o décimo país a ganhar o Campeonato da Europa da UEFA, juntando-se a outras seis nações que já ergueram a Taça Henri Delaunay. Eis os países campeões na história deste campeonato:
Alemanha (1972RFA, 1980RFA, 1996)
Espanha (1964, 2008, 2012)
França (1984, 2000)
Portugal (2016)
Grécia (2004)
Dinamarca (1992)
Holanda (1988)
Checoslováquia (1976)
Itália (1968)
União Soviética (1960)


O Amor a Portugal (Tema de Dulce Pontes / Video composto por Alberto Santos)
Amor a Portugal, amor à pátria, à bandeira, à nossa terra, à nossa gente. Este sentimento que nos invade a alma e faz o coração bater mais forte, sempre que as cores da bandeira verde e vermelha se erguem com vigor. Que nunca percamos este espírito, esta sede de vencer, seja no futebol ou noutro desporto qualquer, seja nas artes, nas ciências ou em qualquer outra atividade. Que sejamos sempre o orgulho das gerações passadas e um exemplo a seguir pelas gerações futuras. Que consigamos sempre honrar o verdadeiro significado do que é ser Português.


[FONTES]: 'Campeonato Europeu de Futebol de 2016' na wikipédia - 'Seleção Portuguesa de Futebol' na wikipedia -
Imagens: Rui Patrício © punditarena.comCristiano Ronaldo © indianexpress.comÉder © AFP/Getty Images no site praizfeed.comPortugal Campeão © Carl Recine no blog "O melhor vem a seguir" • Um agradecimento especial a Guilherme Cabral pelo nível de excelência do seu trabalho.

4

Sem comentários:

Enviar um comentário