Nov 2011 - Fado reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade
O VI Comité Inter-Governamental da UNESCO aprovou em Nusa Dua, na Indonésia, a integração do Fado na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
A fadista Mariza, embaixadora da candidatura, afirmou-se "muito contente e satisfeita" e disse à Lusa que com esta distinção "vamos passar a ver o fado com outros olhos". "Em vez de estarmos cada um a puxar para os eu lado vamos todos puxar para o mesmo, ficarmos juntos e só assim faz sentido", disse Mariza que acredita que esta distinção irá unir mais o meio fadista. Mariza realçou ainda que o fado "antes de ser um Património Imaterial da Humanidade é um património nosso".
Expandir ▼
Candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade
António Costa, na altura presidente da Câmara de Lisboa, que se deslocou a Bali, na Indonésia, como elemento da comitiva portuguesa, colocou o telemóvel, onde tinha gravado "Estranha Forma de Vida", de Amália Rodrigues, perto do microfone e fez-se silêncio na sala.
"Acho que foi a melhor forma de homenagear aqueles que têm de ser hoje homenageados. São aqueles que têm feito o fado e que são os fadistas e aquela 'Estranha Forma de Vida' é uma homenagem a todos", justificou António Costa.
Se há algo de único e exclusivo na cultura portuguesa é certamente o Fado, por isso escolhi este tema como o assunto da primeira secção temática deste blog. Poderá encontrar nesta secção uma sequência de factos e nomes diretamente ligados ao Fado. Se é apreciador do tema, julgo ser uma parte do blog a não perder.
“O património cultural imaterial, transmitido de geração em geração, é permanentemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio, da sua interacção com a natureza e a sua história, proporcionando-lhes um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo assim para promover o respeito pela diversidade cultural e a criatividade humana”
(Convenção para a Salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade, UNESCO, 2003)
Fado estreia-se como Património Imaterial da Humanidade [EuroNews]
Apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa, através da EGEAC / Museu do Fado, no mês de junho de 2010, a candidatura do Fado foi distinguida num grupo restrito de 7 candidaturas consideradas “exemplares” pela UNESCO, do ponto de vista da sua concepção, preparação, apresentação e argumentação. O turismo segue de mãos dadas com o fado. Lisboa fica valorizada, e também toda a nação.
Sem comentários:
Enviar um comentário