Jul 2004 - Cultura da vinha na Ilha do Pico é Património Mundial
A paisagem da cultura da vinha na Ilha do Pico, Açores, foi decretada património mundial em Julho de 2004. A decisão foi tomada durante a 28ª reunião anual do Comité para a Herança Mundial da UNESCO, reunido em Suzhou, na China.
A candidatura da paisagem da cultura da vinha do Pico tinha sido recusada no ano anterior, mas desta vez foi aprovada por unanimidade e sem qualquer recomendação de reparo.
Expandir ▼
O secretário regional açoriano do Ambiente, Hélder Silva, responsável pela candidatura, explicou que o projecto sofreu alterações para este ano, seguindo as recomendações que acompanharam a recusa da primeira candidatura. Entre essas alterações destaca-se a ampliação em seis vezes da área candidata a património mundial e a sua inscrição também como bem cultural.
Património Mundial (RTP) - Vinhas da Ilha do Pico
O novo património mundial na Ilha do Pico inclui um diversificado património natural, nomeadamente campos de lava e fauna e flora endémicas (que só ali existem), e um vasto património cultural, no qual se destacam a retícula de muros negros, adegas e casas solarengas. O novo património mundial abrange uma vasta área, que engloba todo o concelho da Madalena e se estende desde a chamada estrada marginal até ao mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário