Out 2015 - Helder Maiato é “o melhor entre os melhores da investigação europeia”
Hélder Maiato, investigador do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto, foi o vencedor da edição de 2015 do prémio que distingue o melhor entre os melhores da investigação europeia, o Louis-Jeantet Young Investigator Career Award (YICA).
A cerimónia de entrega do prémio Louis-Jeantet Young Investigator Career teve lugar no dia 12 de Outubro, em Genebra, na Suíça.
Expandir ▼
A Fundação Louis-Jeantet, sediada em Genebra, instituiu este prémio em 2011 com objetivo de encorajar e apoiar o melhores talentos jovens a trabalhar em investigação biomédica na Europa. Para premiar, escolhe anualmente um dos que conquistaram uma ERC Starting Grant, as bolsas milionárias do European Reasearch Council, e cujo projeto está a chegar ao fim com sucesso.
Investigador da U.Porto distinguido com bolsa de 2,3 Milhões de Euros (SIC Notícias)
Hélder Maiato estuda da divisão celular, em particular das forças responsáveis pelo movimento dos cromossomas durante esse processo. Segundo o investigador “durante muitos anos deu-se apenas atenção às relações e componentes bioquímicos que condicionam a divisão das células mas nós retomámos a ideia de que a física e as forças desempenham um papel igualmente importante no processo de divisão”. Perceber como as células se dividem, como é que podem ocorrer erros, ou como as células ultrapassam esta fase de forma fidedigna tem se revelado fundamental para entender inúmeras doenças, nomeadamente o cancro. Na verdade, todos somos feitos de células que se dividem ao longo da nossa vida e é durante a divisão que cada célula tem que repartir cópias exatas do seu material genético pelas duas células filhas que resultam da divisão. Se ocorrerem erros, as consequências podem ser biologicamente desastrosas.
Sem comentários:
Enviar um comentário