Ago 2014 - Alentejo eleito a melhor região vinícola do mundo
Para além de tradições intemporais, belíssimas paisagens, castelos medievais, planícies a perder de vista, albufeiras, boas praias e locais património mundial (como é o caso de Elvas ou Évora), o Alentejo é também uma região vinícola de excelência.
Para além de casos de vinhos de sucesso internacional já postados neste blog como o Cortes de Cima ou o Syrah 2005, esta região é agora selada com o apreço internacional como a melhor região vinícola do mundo para visitar, de acordo com uma votação promovida pelo USA Today, o maior diário norte-americano, e pelo portal para viajantes 10Best.
Expandir ▼
Cultura da vinha
A área de vinha no Alentejo ronda os 22 100 hectares, o que corresponde apenas a cerca de dez por cento da área dedicada à cultura em todo o país. Nesta região encontram-se os solos mais pobres, sendo uma cultura basicamente estreme (com excepção de algumas vinhas velhas) e além de se caracterizar por terrenos com declives suaves cuja exposição dominante é a Sul. Portalegre foge à regra, já que nesta região predomina a vinha em encosta.
Verdade do Vinho - Alentejo
O início do ciclo vegetativo da videira é marcado pelo abrolhamento das castas mais precoces, nomeadamente o Fernão Pires e Castelão, o que ocorre geralmente durante o mês de Março. Desde há alguns anos que a grande maioria das vinhas alentejanas estão sujeitas a uma prática de protecção integrada, o que reduz significativamente a utilização de pesticidas, seleccionando os menos tóxicos e racionalizando ainda a sua aplicação.
As plantações são alinhadas, mesmo nas vinhas mais velhas. O sistema de condução tradicional é a vinha baixa, de pequena a média expansão vegetativa, conduzida normalmente em "cordão bilateral " ou em "guyot duplo".
Vinhos do Alentejo - Da Produção ao Consumo
Vinhos do Alentejo
A CVRA é responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. Os Vinhos do Alentejo visam também incentivar a responsabilidade e moderação no consumo de vinho e a contribuição na prevenção do consumo abusivo e o uso impróprio das bebidas alcoólicas.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. A sua actividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.
Vinhos do Alentejo - Unidos por Natureza
Todos os produtores de vinho da região que pretendem usar a Denominação de Origem Controlada (DOC Alentejo) ou a Indicação Geográfica (Regional Alentejano), têm que proceder à sua certificação junto da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Apesar das diferenças regionais vincadas, apesar da multiplicidade de castas presentes nos encepamentos, apesar da evidente heterogeneidade de solos que caracteriza o Alentejo, com afloramentos dispersos de barros, xisto, granito, calhau rolado, calcários e argilas, existem inúmeros traços comuns nos vinhos da grande planície alentejana.
Sem comentários:
Enviar um comentário