Jul 2014 - Campolargo considerado o melhor vinho branco do mundo
Quanto a vinhos, Portugal vai mesmo de vento em poupa. Desda vez o grande troféu foi ganho pelo vinho português Campolargo, colheita de 2011, que ganhou o prémio de “melhor vinho branco do mundo”. Este vinho, produzido na Malaposta, concelho da Anadia, foi galardoado como o IWC Champion White Wine 2014 no concurso mundial International Wine Challenge, que decorreu em Londres. O Campolargo branco de 2011 foi o primeiro vinho de mesa português a conquistar o troféu, em 31 edições do mais antigo concurso de vinhos, considerado “prestigiante e exigente”.
Expandir ▼
Segundo informação patente no site oficial da casa Campolargo, as vinhas agrupam-se em duas propriedades: Quinta de S. Mateus, 110ha. na freguesia de S. Lourenço do Bairro e Quinta de Vale de Azar, 60ha. na freguesia de Arcos. Nesta última os terrenos são, predominantemente, argilo-arenosos, com pequenas zonas de calcário. A exposição é, na maior parte, a sul e a poente. Estão plantadas parcelas de Baga, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Pinot Noir, Trincadeira da Bairrada (Periquita) e Cabernet Sauvignon. As castas brancas são: Bical, Arinto, Cerceal e Verdelho.
Entrevista Correio da Manhä TV com Carlos Campolargo
No centro desta quinta, que toma o nome da desaparecida povoação de Vale de Azar, ergue-se a antiga "adega do senhor Gaudêncio", assim referida por António Augusto de Aguiar na obra de 1867, Memória dos Processos de Vinificação. Daqui provêem as uvas dos tintos Quinta de Vale de Azar e Valdazar e do espumante Campolargo na versão Bical, Arinto e Cerceal.
Sem comentários:
Enviar um comentário